A clínica veterinária Procriar, está com a campanha de check-up pet acontecendo durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Mas nos responda, quantas vezes você já levou o seu Pet ao médico veterinário sem ele(a) necessariamente estar passando por algum problema de saúde?

O check-up é fundamental para que mantenha a saúde do seu Pet sempre em dia e acredite que esse tipo de ação pode ser muito econômico para o seu bolso.

Mas, o que é o check-up Pet?

É uma consulta realizada periodicamente, com foco na prevenção. Nesse momento, nosso médico veterinário analisa se a vacinação e vermifugação estão em dia. Além disso, é solicitado exames laboratoriais, realizado anamnese, exames físicos e cardiológicos.

Qual a frequência que se deve ter na realização do check-up?

Filhotes – Mensalmente até os 4 meses de idade. Nesse período, eles receberão as três vacinas obrigatórias e terão o seu crescimento acompanhado de perto. Os cães irão receber vacinas contra raiva, parvovirose, cinomose e outras doenças. Os gatos farão testes para leucemia e para o vírus da imunodeficiência felina. Nessa fase, o seu animal de estimação deverá iniciar a vermifugação periódica para ser protegido contra doenças como “o verme do coração” – Dirofilariose, além da prevenção de pulgas e carrapatos.

Animais adultos – Uma visita anual ao veterinário já está ótima, pois é verificado se a vacinação e vermifugação está em dia e é feito uma analise se houve mudanças importantes no corpo do seu Pet.

Animais idosos – Se chegou a uma idade mais avançada, a visita se torna semestral. Os processos degenerativos ganham força e o cuidado deve ser redobrado.

Como o tutor pode participar de uma consulta de check-up?

Ofereça o máximo de informações para o seu médico veterinário de como anda a rotina do seu Pet. Como está a alimentação, o humor, fezes, urina etc.

A consulta dura no máximo 1 hora e essa consulta te dá a oportunidade de tirar o máximo de dúvidas que você tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *