A obesidade é atualmente uma das doenças mais recorrentes em animais de estimação. Ela é caracterizada pelo acúmulo de gordura acima do necessário no corpo. Podendo prejudicar a saúde do animal e sua qualidade de vida, acarretando outras possíveis doenças.

Cães e gatos são os animais domésticos mais afetados. No Brasil, cerca de 25% a 40% estão com sobrepeso ou obesos. A incidência é maior em animais adultos.

Como os Pets se tornam obesos?

Motivo 1: Sedentarismo

A obesidade é resultado de um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia.

A falta de exercícios físicos, poucas brincadeiras que estimulam os pets a correrem, contribuem significativamente para o sedentarismo. Esse fato somado à não prática de passeios de pelo menos 30 minutos diariamente, aumentam o risco de sofrer com a obesidade.

Motivo 2: Alimentação Incorreta

O organismo dos animais não sintetiza todas as substâncias presentes nas comidas humana, não as digerido corretamente, ocasionando eventualmente em riscos de infecções.

O excesso de alimentos, assim como os famosos petiscos, também tem a sua parcela de culpa. Por isso é importante sempre conversar com o veterinário à respeito da quantidade de alimento a ser oferecido, número de refeições e sobre o fornecimento de petiscos. 

Motivo 3: Castração

Com a castração alguns hábitos dos animais de estimação começam a mudar. Isso porque ao retirar os órgãos responsáveis pelos hormônios reprodutivos, ocorre uma mudança no metabolismo do animal. Ele passa a gastar menos calorias por dia, isso faz com que ele anteriormente mais ativo, fique mais tranquilo ao longo do dia.

Estudos mostram que a castração quando feita antes da puberdade do animal é mais benéfica, em relação ao ganho de peso extra, do que a castração na fase adulta.

Motivo 4: Problemas Hormonais

Quando há um ganho súbito de peso, é possível que este pet esteja com alguma doença endócrina. O hipotireoidismo, por exemplo, está muito relacionado à obesidade. 

O funcionamento inadequado da glândula tireoide, pode ocasionar uma desordem hormonal, é a causa do hipotireoidismo. A tireoide é responsável pela regulação de diversas funções do corpo, inclusive o metabolismo. Por conta da doença, o que o animal ingerir ficará acumulando, resultando assim na obesidade.

Você sabe quais riscos podem estar relacionados a obesidade?

  • Problemas dermatológicos;
  • Diabetes;
  • Problema Respiratório e Cardíaco;
  • Dores na articulação;
  • Problemas reprodutivos;
  • Doenças Gastrointestinais;
  • Estresse Térmico;
  • Hiperlipidemia;
  • Neoplasia;
  • Aumento dos riscos em cirurgia;
  • Menor expectativa de vida.

Fique de olho ao aumento de peso no seu Pet.

A obesidade em animais de estimação pode fazer com que certos comportamentos naturais para os bichinhos sejam abandonados por exigir muito esforço como, por exemplo, a higiene diária dos gatos de lamber seus pelos ou as brincadeiras de correr atrás de uma bola, com os cachorros. Os tutores nem sempre conseguem perceber que seus animais de estimação estão acima do peso, por isso é recomendado que exames periódicos sejam feitos, garantindo assim uma maior longevidade e que seu bichinho viva com saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *