A parvovirose é uma doença viral causada pelo parvovírus, que acomete principalmente os cães filhotes e adultos não vacinados e debilitados.
Uma vez no organismo do cachorro, o vírus se reproduz e afeta principalmente as células do intestino. Isso provoca quadros severos de vômitos e de diarreia. A depender do estado de saúde do paciente, se não tratada, a parvovirose pode até mesmo levar o indivíduo a óbito.
Como acontece a contaminação dos Pets?
A contaminação pelo vírus acontece em contato direto com secreções de um pet infectado, como fezes e vômitos, que podem acabar contaminando o piso e objetos como pote de comida e a cama do pet, por exemplo.
Além disso, o vírus pode sobreviver por meses e até anos no ambiente.
Diagnóstico e tratamento
Vômitos, diarreias, perda de peso e falta de apetite são sintomas inespecíficos, comuns a uma série de doenças. Por isso mesmo, a fim de confirmar o diagnóstico, é comum que além da avaliação clínica durante a consulta, o veterinário solicite também alguns exames laboratoriais, com destaque para sorologia e PCR, que identifica os anticorpos.
Como se trata de um vírus, não há tratamentos específicos, mas é feito um tratamento de suporte, com a finalidade de reverter a desidratação, infecção, inflamação etc.
Os objetivos do tratamento é fortalecer o sistema imunológico do paciente, permitindo que ele consiga combater os efeitos causados pelo vírus.
Por isso mesmo, ela alerta que o prognóstico é reservado. A parvovirose possui uma alta taxa de letalidade. Quanto antes você levar seu amigo ao veterinário, maior a chance de ele se recuperar, já que a parvovirose canina tem cura.
Vacine seu Pet
A melhor forma de vencer a parvovirose é com a vacinação. A V10 e V8, ela protege o pet contra algumas das principais doenças de origem viral e bacteriana, entre elas a parvovirose canina.
A vacinação deve ser iniciada quanto antes, com o cachorroainda filhote. Antes de terminar o protocolo vacinal, devemos evitar sair de casa com o cãozinho, evitar o contato dele com outros animais e realizar a limpeza e desinfecção adequada do ambiente e das superfícies com os quais ele terá contato.
Parvovirose pega em humanos?
Por ser altamente contagiosa, muitos tutores têm dúvida se a parvovirose canina pega em humanos.
E não: ela não é transmissível para seres humanos.
Porém, mesmo sem saber, os humanos podem acabar transmitindo essa doença para o pet, já que é possível levar o vírus para casa na sola do sapato e até mesmo no pneu do carro. Essa informação, talvez você não soubesse.
Portanto, é preciso ficar atento e manter bons hábitos de higiene para não acabar levando a doença para dentro de casa!
Campanha de Check-Up Pet Procriar. Aproveite a nossa campanha de check-up pet para atualizar essa vacina e outras que o seu Pet venha a necessitar. Atendemos nas unidades Procriar do Bairro Ilda e Jardim Tropical.
()